Termo
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Disciplina
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C.H.
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Ementa
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1
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BIOLOGIA CELULAR
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80
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Ementa
Desenvolver no futuro profissional as seguintes habilidades e competências, previstas nas DCNs do Curso:
- Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
- Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
- Atuar na pesquisa, desenvolvimento, armazenamento e controle de qualidade de insumos
- Atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;
- A formação do estudante deverá contemplar as necessidades sociais da saúde, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).
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SOCIOLOGIA
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40
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PRATICAS DE ENFERMAGEM I
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80
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Ementa
GERAL:
Proporcionar aos estudantes oportunidades para a construção de um conhecimento prático e competente das técnicas fundamentais de enfermagem a serem desenvolvidas na prática diária de enfermagem, bem como saber identificar e classificar as rotinas hospitalares, sempre respeitando os princípios éticos e humanizados de assistência de enfermagem com qualidade e responsabilidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Oferecer subsídios para o estudante adquirir conhecimentos e habilidades práticas a fim de assistir o ser humano em instituições de saúde.
- Desenvolver habilidade prática para verificar sinais vitais.
- Conhecer e aplicar na prática medidas para a promoção de higiene do usuário.
- Os princípios e técnicas para promover a organização da unidade do usuário.
- Desenvolver os meios e cuidados na aplicação do calor e frio.
-Aplicar a assistência sistematizada de enfermagem ao usuário e sua família, considerando aspectos biopsicossocioespirituais.
- Possibilitar ao estudante, durante o seu desenvolvimento, compreender e praticar como se dá o processo de Registro e Documentação de Enfermagem.
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ANATOMIA I
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80
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Ementa
Proporcionar aos alunos o conhecimento sobre as estruturas anatômicas que constituem o corpo humano e suas correlações com outras áreas do conhecimento.
Fornecer subsídios para que de acordo com o processo ensino-aprendizagem, ele consiga gradativamente o amadurecimento e tenha também uma visão critica sobre o cotidiano no qual ele esta inserido.
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BIOESTATISTICA
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40
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Ementa
Fornecer conceitos básicos para coleta, organização, descrição dados e análise crítica de textos científicos, como interpretação e seleção de procedimentos de análise para dados numéricos e categóricos através utilização de recursos computacionais
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FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM I
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80
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Ementa
OBJETIVO GERAL
- Proporcionar oportunidades para a construção de um conhecimento crítico e reflexivo e o desenvolvimento de atitudes e habilidades para a aplicação dos instrumentos básicos do processo de enfermagem usados na prática de enfermagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Apresentar e desenvolver junto aos alunos técnicas básicas de enfermagem.
- Oferecer subsídios para o aluno adquirir conhecimentos e habilidades a fim de assistir o ser humano em instituições de saúde ou em seu domicílio.
- Oferecer ao aluno o conteúdo teórico e prático necessário para que possa identificar as principais necessidades básicas do cliente a ser atendido.
- Aplicar a assistência sistematizada de enfermagem ao cliente e sua família, considerando aspectos bio-psico-social e espiritual.
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2
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HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
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80
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Ementa
O ensino da histologia e embriologia tem por finalidade fornecer ao estudante, futuro enfermeiro, conhecimentos sobre o desenvolvimento embrionário dos diferentes tecidos, órgãos e sistemas do corpo, estabelecendo correlação entre os diferentes folhetos embrionários e o processo de morfogênese do organismo humano, como subsídio para a compreensão das causas e dos processos das malformações congênitas ou provocadas.
Transmitir conhecimentos fundamentais sobre a organização e a funcionalidade, celular e extracelular, em nível microscópico e submicroscópico, dos tecidos fundamentais do organismo humano, para fundamentar o entendimento dos mecanismos que garantem o estado de saúde ao corpo do ser humano.
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MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA
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80
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Ementa
Proporcionar ao aluno noções básicas de microbiologia nas áreas de bacteriologia, micologia e virologia necessárias ao desenvolvimento de disciplinas profissionalizantes, que dependam deste conhecimento, como também, de utilidade para sua vida profissional futura.
Proporcionar conhecimento das propriedades fundamentais da resposta imune para compreensão do mecanismo de ação das vacinas e soros, reações de hipersensibilidades e dos mecanismos de defesa contra diferentes agentes patogênicos.
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DIREITOS HUMANOS
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40
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Ementa
Entender a relação entre ética, cidadania e direitos humanos. Conhecer o processo de desenvolvimento histórico da construção dos direitos humanos e sua relação com os direitos fundamentais. Apresentar o sistema internacional de proteção dos direitos humanos e os direitos humanos na Constituição Brasileira de 1988. Conhecer e refletir sobre os problemas sociais relacionados a ética, cidadania e direitos humanos.
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FISIOLOGIA I
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80
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Ementa
Ao término da disciplina, espera-se que o aluno possa relacionar a importância do conhecimento do funcionamento normal do corpo humano, e o quanto isto pode contribuir para sua formação profissional; que também possa relacionar conceitos fisiológicos com outros conceitos relacionados às outras disciplinas, compreendendo a correlação do saber integral.
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METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
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40
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Ementa
Conhecer e correlacionar os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico. Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Conhecer e aplicar as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas para Trabalhos Científicos.
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ANATOMIA II
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40
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Ementa
2.1 Objetivo Geral
Levar o ensino além da dimensão técnica, mantendo assim compromisso com a cidadania e com a ética.
Contribuir para a formação da consciência crítica do aluno em relação ao contexto social e científico.
Fornecer elementos para o aprimoramento da cultura geral do aluno.
Orientar, incentivar e ajudar o aluno a aprender, preparando-o com noções de Anatomia para o estudo de outras ciências, seja de base, seja aplicado.
Manter relações entre o conteúdo da disciplina e do curso como um todo.
Explorar os conceitos anatômicos básicos ou fundamentais, tendo em vista a necessidade de conhecimentos sobre denominação, constituição, forma, tamanho, posição, relações e funções das formações anatômicas do corpo humano.
Apresentar e despertar no aluno o interesse nas características, localização e relação entre si das estruturas anatômicas e sistemas orgânicos do corpo humano.
2.2 Objetivo Específico
Do ponto de vista da eficiência e técnica espera-se que, ao término da disciplina, os alunos adquiram os seguintes comportamentos para a seqüência de seu curso: reconhecer os componentes dos sistemas orgânicos e descrever seu funcionamento geral; identificar e descrever, estabelecendo relações, os elementos anatômicos do corpo humano; e demonstrar em peças anatômicas o conteúdo anatomotopográfico das grandes cavidades do corpo, do tórax, abdome, membros superiores, membros inferiores e crânio.
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BIOQUIMICA
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40
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Ementa
OBJETIVOS GERAIS
1) Permitir a compreensão da função estrutural, importância biológica e aplicação das biomoléculas nos organismos vivos e promover interações entre os diferentes aspectos bioquímicos e moleculares ao longo da vida;
2) Entender e aplicar esses novos conhecimentos visualizando de maneira crítica a importância dos aspectos abordados através da utilização de casos clínicos e suas correlações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Familiarização com os conceitos bioquímicos básicos
2) Aspectos bioquímicos das biomoléculas bem como os aspectos químicos e físicos onde estas moléculas interagem;
3) Noções básicas das oxidações biológicas com o intuito de compreender os fenômenos de geração e transferência de energia em sistemas biológicos
4)Desenvolver no estudante as habilidades e atitudes necessárias para a busca ativa de novos conhecimentos e estimular a pesquisa e o estudo em grupos
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3
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FISIOLOGIA II
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80
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PSICOLOGIA
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80
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GENETICA
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40
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FARMACOLOGIA I
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80
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FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II
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120
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4
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PATOLOGIA
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80
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SEMIOLOGIA E SEMIOTEC DE ENFERM
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80
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PARASITOLOGIA
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80
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PRATICAS DE ENFERMAGEM II
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160
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5
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POLITICA DE SEGURANCA DO PACIENTE
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80
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BIOSSEGURANCA
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80
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NUTRICAO
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80
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SISTEMATIZACAO DA ASSISTENCIA A ENFERMAGEM
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80
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POLITICAS DE EDUCACAO AMBIENTAL
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80
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6
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PRATICAS DE ENFERMAGEM III
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120
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SAUDE DO ADULTO I
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80
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ENFERMAGEM EM SAUDE MENTAL
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80
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SAUDE DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE
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80
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7
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SAUDE DO ADULTO II
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80
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BIOETICA E LEGISLACAO
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80
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PROJETOS I
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120
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HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA
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40
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SAUDE DO IDOSO
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80
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FILOSOFIA
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40
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BIOFISICA
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40
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SAUDE PUBLICA I
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80
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8
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GERENCIAMENTO DO SERVICO DE ENFERM
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80
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PROJETOS II
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160
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SAUDE PUBLICA II
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80
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SAUDE DA MULHER
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80
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ATIVIDADES PRATICAS DE FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
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160
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9
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ESTAGIO SUPERV ENFERM EM URGENCIA E EMERGENCIA I
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80
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TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO I
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160
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EST SUP ENFER SAUDE ADULTO I
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80
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EST SUP ENFER SD CRIAN ADOLESCENTE I
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80
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EST SUP ENFERM SAUDE PUBLICA I
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80
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EST SUP ENFER SAUDE DA MULHER I
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80
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10
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EST SUP ENFER EM SAUDE ADULTO II
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80
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EST SUP ENFER EM SAUDE PUBLICA II
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80
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EST SUP ENFERM CRIAN ADOLESCENTES II
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80
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EST SUP ENFER SAUDE DA MULHER II
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80
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TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II
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180
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ESTAG SUPERV ENFERM EM URGENCIA E EMERGENCIA II
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80
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