Termo
|
Disciplina
|
C.H.
|
Ementa
|
1
|
ANATOMIA I
|
80
|
|
CIENCIAS FARMACEUTICAS
|
40
|
Ementa
Geral: Permitir que o aluno tenha contato com as diferentes áreas e conceitos da profissão farmacêutica.
Específico: Proporcionar ao aluno familiaridade com os conceitos básicos relacionados com o medicamento; integrar estes conceitos a uma visão da profissão farmacêutica, identificando características, postura ética e aplicabilidade no mercado de trabalho; buscar a formação de uma visão crítica e consciente da realidade da atuação farmacêutica e consumo de medicamentos no país, com vistas à assistência farmacêutica qualificada.
|
BIOESTATISTICA
|
40
|
|
QUIMICA ORGANICA
|
40
|
|
BIOLOGIA CELULAR
|
80
|
|
SERVICOS FARMACEUTICOS
|
40
|
Ementa
OBJETIVOS GERAIS
1) Permitir a compreensão da legislação de que estabelece a pratica do profissional farmacêutico em relação aos serviços clínicos de saúde
2) Relacionar o papel do farmacêutico no ciclo de assistência farmacêutica
3) Entender e aplicar a metodologia de alguns serviços farmacêuticos na farmácia
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Familiarização com a legislação brasileira que regula a prática do profissional farmacêutico.
2) Entender a diferença entre atenção e assistência farmacêutica
3) Conhecer o papel do farmacêutico no Ciclo da Assistência Farmacêutica
4) Promover o conhecimento das metodologias dos serviços clínicos farmacêuticos
5) Conhecer o papel do profissional farmacêutico frente a Politica Nacional de Praticas Integrativas e complementares do SUS
|
QUIMICA GERAL
|
40
|
|
2
|
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
|
80
|
Ementa
Gerais: Buscar-se-á promover aos discentes conhecimentos sobre o desenvolvimento embrionário dos diferentes tecidos, órgãos e sistemas do corpo, estabelecendo correlação entre os diferentes folhetos embrionários e o processo de morfogênese do organismo humano, como subsídio para a compreensão das causas e dos processos das malformações congênitas ou provocadas.
Específicos: Facilitar aos discentes o conhecimento sobre a organização e a funcionalidade celular e extracelular dos tecidos fundamentais do organismo humano a nível microscópio, possibilitando assim fundamentar o entendimento dos mecanismos que garantem o estado de saúde sistêmica do ser humano.
|
BIOQUIMICA I
|
40
|
Ementa
OBJETIVOS GERAIS
1) Permitir a compreensão da função estrutural, importância biológica e aplicação das biomoléculas nos organismos vivos e promover interações entre os diferentes aspectos bioquímicos e moleculares ao longo da vida;
2) Entender e aplicar esses novos conhecimentos visualizando de maneira crítica a importância dos aspectos abordados através da utilização de casos clínicos e suas correlações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Familiarização com os conceitos bioquímicos básicos
2) Aspectos bioquímicos das biomoléculas bem como os aspectos químicos e físicos onde estas moléculas interagem;
3) Noções básicas das oxidações biológicas com o intuito de compreender os fenômenos de geração e transferência de energia em sistemas biológicos
4)Desenvolver no estudante as habilidades e atitudes necessárias para a busca ativa de novos conhecimentos e estimular a pesquisa e o estudo em grupos
|
FISIOLOGIA I
|
80
|
|
ANATOMIA II
|
40
|
Ementa
2.1 Objetivo Geral
1) Oferecer aos alunos conhecimentos sobre as estruturas anatômicas e sistemas orgânicos do corpo humano nas regiões da cabeça.
2) Orientar, incentivar e ajudar o aluno a aprender, preparando-o com noções de Anatomia para o estudo de outras ciências, básicas ou aplicadas.
3) Manter relações entre o conteúdo da disciplina e do curso como um todo.
4) Explorar os conceitos anatômicos básicos ou fundamentais, tendo em vista a necessidade de conhecimentos sobre denominação, constituição, forma, tamanho, posição, relações e funções das formações anatômicas do corpo humano.
2.2 Objetivo Específico
1) Oferecer aos alunos conhecimentos: sobre a constituição e construção topográfica das estruturas anatômicas e sistemas orgânicos do corpo humano nas regiões da cabeça- Sistema Nervoso
2) Incentivar a aplicação destes conhecimentos na vida profissional.
3) Demonstrar em peças anatômicas o conteúdo anatomotopográfico da cabeça- Sistema Nervoso
|
QUIMICA ANALITICA I
|
80
|
Ementa
Tratar as teorias e os princípios da Química Analítica Qualitativa, relacionando-os com as aplicações no curso de farmácia, habilitando e capacitando os acadêmicos com as ferramentas da química analítica para análise de medicamentos, cosméticos, alimentos e nas análises clinicas. Proporcionar ao aluno conhecimentos sobre à Química Analítica Qualitativa, comportamento das reações químicas em geral, noção dos métodos e técnicas de análises. Desenvolvimento de métodos para a determinação da composição química dos materiais e o estudo da teoria em que se baseiam esses métodos, identificando os tipos de elementos, íons e moléculas que constituem a amostra.
|
BIOETICA
|
40
|
Ementa
Aplicar os conteúdos essenciais da Bioética, com vistas a promover a discussão ea reflexão acerca de conflitos morais contemporâneos relacionados à prática médica. Serão tematizados os principais conflitos e dilemas relacionados à ação profissional no que concerne àqualidade da vida humana nas decisões que envolvem não somente o indivíduo como também a sociedade.
|
DIREITOS HUMANOS
|
40
|
Ementa
Entender a relação entre ética, cidadania e direitos humanos. Conhecer o processo de desenvolvimento histórico da construção dos direitos humanos e sua relação com os direitos fundamentais. Apresentar o sistema internacional de proteção dos direitos humanos e os direitos humanos na Constituição Brasileira de 1988. Conhecer e refletir sobre os problemas sociais relacionados a ética, cidadania e direitos humanos.
|
FISICO-QUIMICA
|
40
|
Ementa
Objetivo Geral
Abordagem dos aspectos físico-químicos das transformações químicas em geral, com ênfase na aplicação dos conceitos as disciplinas correlatas bem como priorizando sistemas químicos das áreas de atuação do farmacêutico.
Objetivo Específico
Reconhecer os fundamentos físico-químicos aplicados aos fármacos, cosméticos e alimentos, correlacionando os princípios, métodos e técnicas de análise físico-química.
|
3
|
IMUNOLOGIA
|
80
|
|
BIOSSEGURANCA
|
40
|
|
FISIOLOGIA II
|
80
|
|
GENETICA
|
40
|
|
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
|
40
|
|
QUIMICA ANALITICA II
|
80
|
|
BIOQUIMICA II
|
80
|
|
4
|
HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA
|
40
|
|
FARMACOGNOSIA I
|
40
|
|
FARMACOTECNICA I
|
80
|
|
PATOLOGIA GERAL
|
80
|
|
BIOLOGIA MOLECULAR
|
40
|
|
MICROBIOLOGIA GERAL
|
80
|
|
PARASITOLOGIA HUMANA
|
80
|
|
5
|
MICROBIOLOGIA CLINICA
|
80
|
|
FARMACOTECNICA II
|
80
|
|
FARMACOGNOSIA II
|
80
|
|
PARASITOLOGIA CLINICA
|
80
|
|
ESTAGIO SUPERVISIONADO I
|
80
|
|
6
|
FARMACIA HOSPITALAR E CLINICA
|
80
|
|
DEONTOLOGIA E LEGISLACAO FARMACEUTICA
|
40
|
|
QUIMICA FARMACEUTICA I
|
40
|
|
FARMACOLOGIA I
|
80
|
|
TECNOLOGIA FARMACEUTICA
|
80
|
|
ANALISE M E FISICO-QUIMICA DE ALIMENTOS
|
40
|
|
ESTAGIO SUPERVISIONADO II
|
80
|
|
7
|
ESTAGIO SUPERVISIONADO III
|
80
|
|
FARMACOLOGIA II
|
80
|
|
QUIMICA FARMACEUTICA II
|
40
|
|
BIOQUIMICA CLINICA
|
80
|
|
TOXICOLOGIA CLINICA I
|
40
|
|
ATENCAO FARMACEUTICA
|
40
|
|
TECNOLOGIA DE COSMETICOS E FITOTERAPICOS
|
80
|
|
SUPLEMENTOS ALIMENTARES
|
40
|
|
8
|
PSICOLOGIA APLIC A FARMACIA
|
40
|
|
HEMATOLOGIA CLINICA
|
80
|
|
ESTAGIO SUPERVISIONADO IV
|
80
|
|
TOXICOLOGIA CLINICA II
|
80
|
|
FARMACOTECNICA HOMEOPATICA
|
80
|
|
CONTROLE DE QUALIDADE
|
80
|
|
9
|
SAUDE PUBLICA
|
40
|
|
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO I
|
80
|
|
FARMACOTERAPIA I
|
40
|
|
CITOLOGIA CLINICA
|
80
|
|
ESTAGIO SUPERVISIONADO VI
|
100
|
|
ESTAGIO SUPERVISIONADO V
|
60
|
|
ECONOMIA E GESTAO FARMACEUTICA
|
40
|
|
BIOTECNOLOGIA
|
80
|
|
FISICA INDUSTRIAL
|
40
|
|
10
|
FARMACIA INTEGRADA
|
40
|
|
FARMACOTERAPIA II
|
40
|
|
DESENVOLVIMENTO DE PROJETO
|
240
|
|
ESTAGIO SUPERVISIONADO VIII
|
260
|
|
ESTAGIO SUPERVISIONADO VII
|
60
|
|
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II
|
80
|
|