Termo
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Disciplina
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C.H.
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Ementa
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1
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PROJETOS I
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120
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Ementa
Capacitar futuros profissionais para gerir, planejar, definir, analisar e controlar todo o escopo de um projeto. Proporcionar ao aluno conhecimentos e pratica sobre a utilização de intrumentos para o processo de elaboração e gerenciamento de projetos especificos da area.
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POLITICAS ECONOMICAS E FINANCEIRAS
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40
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Ementa
A disciplina objetiva estudar os conceitos básicos de economia e de política econômica permitindo que o profissional da área de Recursos Humanos tenha uma visão ampla do cenário macroeconômico compreendendo como as políticas econômicas adotadas interferem nas organizações.
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ADM DE CARGOS E SALARIOS
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80
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Ementa
Possibilitar ao aluno, a compreensão dos aspectos básicos da administração de cargos e salários, focando a evolução histórica e as abordagens deste subsistema da área de Recursos Humanos, facilitando com isso o entendimento dos diversos tipos de remuneração existentes, bem como, a utilização das técnicas modernas para gestão de remuneração no intuito da mantença para o equilíbrio interno e externo da empresa. Desenvolver no aluno, a habilidade para análise e entendimento dos problemas relacionados à remuneração e sua repercussão no processo decisório do planejamento estratégico das organizações.
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METODOS QUANTITATIVOS
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80
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Ementa
Elaboração de relatórios, levando em consideração as normas para construção de tabelas e gráficos e as técnicas de amostragem. Análise exploratória de dados. Colocar os alunos diante de situações práticas tentando encontrar soluções estatísticas. Projetos de análise estatística com dados fornecidos.
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RELACOES DE TRABALHO
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80
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Ementa
Proporcionar ao estudante o conhecimento da relação de trabalho, com a preocupação de estudar seus instrumentos básicos de realização e execução do contrato de trabalho específico. Promover o estudo das questões que envolvem as relações de emprego e de trabalho, suas diferenças e nuances para cada tipo de relação.
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PLANEJ EM RECURSOS HUMANOS
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80
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Ementa
Construir um aprendizado atual e prático sobre Gestão de Pessoas nas Organizações, através dos conhecimentos fundamentados e sua atuação prática, enfocando a Importância da Gestão de Pessoas como estratégia competitiva. Entender como a atuação eficaz do profissional pode influenciar diretamente todo o processo, e os resultados da organização.
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2
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RECRUT, SELECAO E PLANO DE CARREIRA
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80
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Ementa
Possibilitar ao aluno, a compreensão dos aspectos básicos da área de Recrutamento e Seleção, focando sua importância para a provisão de mão – de - obra nas organizações e missão de maximização eficaz e eficiente da gestão de recursos humanos, de maneira a proporcionar os melhores resultados na relação de trabalho entre empresa X empregado, agregando valores a ambos, propiciando de forma pró-ativa a melhoria do clima organizacional, transformando as relações de trabalho em oportunidades estratégicas para atração, retenção e desenvolvimento de profissionais nas organizações.
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EDUC CORPORATIVA E GESTAO DO CONHECIMENTO
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40
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Ementa
A disciplina objetiva estudar os conceitos básicos sobre gestão do conhecimento, seus tipos, funcionamento e estruturas, apresentando novas tendâncias gerenciais. Objetiva ainda estudar os modelos de educação corporativa, desenvolvendo o espírito crítico no futuro gestor de recursos humanos para atuação nas organizações.
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TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
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80
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Ementa
Capacitar os alunos, com competências individuais para aplicarem treinamentos e desenvolver pessoas.
Identificar e praticar habilidades pessoais como comunicação eficaz, relações interpessoais, venda de ideias, com exercícios práticos e elaborados para finalidades específicas, desenvolvendo a condução como facilitador de treinamentos. E a partir daí conhecer os processos e técnicas para a aplicação de Treinamentos, seguindo os passos fundamentados teoricamente, e experimentados na prática, através de pesquisas em grupos, preparando-os para atuar profissionalmente.
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PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
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80
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Ementa
Aplicar os conteúdos essenciais da Bioética, com vistas a promover a discussão e a reflexão acerca de conflitos morais contemporâneos relacionados à prática médica. Serão tematizados os principais conflitos e dilemas relacionados à ação profissional no que concerne à qualidade da vida humana nas decisões que envolvem não somente o indivíduo como também a sociedade
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MODELO DE GESTAO
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80
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Ementa
Que ao final do curso, os estudantes tenham pleno conhecimento do processo Administrativo e de Gestão;
Que conheçam as principais características dos modelos de gestão utilizados;
Que ao exercitar os conhecimentos administrativos através de exercícios, estudos de casos, tenham condições de organizar um plano de trabalho;
Que possam apresentar um parecer quanto a perspectivas de desempenho da equipe de trabalho;
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METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
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40
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Ementa
Conhecer e correlacionar os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico. Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Conhecer e aplicar as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas para Trabalhos Científicos.
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PROJETOS II
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120
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Ementa
Capacitar futuros profissionais para gerir, planejar, definir, analisar e controlar todo o escopo de um projeto. Proporcionar ao aluno conhecimentos e prática sobre a utilização de instrumentos para o processo de elaboração e gerenciamento de projetos específicos da área
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3
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GERENCIAMENTO DA INFORMACAO
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80
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Ementa
Posicionar o aluno diante dos desafios da gestão de informações dentro das organizações. Estudar a coleta, processamento e administração das informações internas e externas de uma empresa. Buscar uma visão adequada baseada em um banco de informações coerente, potencializando as decisões na gestão de recursos humanos.
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PROJETOS III
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120
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Ementa
capacitar futuros profissionais para gerir, planejar, definir, analisar e controlar todo o escopo de um projeto. Proporcionar aos alunos conhecimentos e praticas sobre a utilização de instrumentos para o processo de elaboração e gerenciamento de projetos especificos da area.
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HIG, SEG E QUAL DE VIDA DO TRABALHADOR
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40
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Ementa
Capacitar o aluno a identificar os principais riscos para os trabalhadores, empresas e sociedade. Conhecer e aplicar os requisitos de segurança do trabalho nos diversos setores produtivos de uma organização; Compreender as medidas de controle coletivo quando tecnicamente possíveis; Apresentar conceitos e normas que regem a relação ser humano / trabalho e suas aplicações, proporcionando ao trabalhador condições seguras para o desempenho de suas funções. Oferecer ao aluno uma visão panorâmica e didática da Saúde e Segurança do Trabalho na sua forma de organização mais sistemática. Proporcionar conhecimentos técnicos e legais sobre a importância da higiene e segurança no trabalho, capacitando os futuros profissionais para gerenciar circunstancia da saúde ocupacional, de forma preventiva e multidisciplinar.
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DIREITO E LEGISLACAO TRABALHISTA
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80
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Ementa
GERAL:
Demonstrar para o profissional de Recursos Humanos a importância do Direito do Trabalho nas relações,assim como sua legislação para exercício profissional e as possíveis lides que poderão advir com a quebra do contrato de trabalho.
ESPECÍFICO :
A relação de trabalho vem passando por constantes modificações e também sua legislação. Essa legislação deve ser consultada por profissionais especializados, nas empresas, sindicatos e por estudantes que pretendem atuar nesta área, como gestor. Estudar as Leis Trabalhistas, com ênfase nos tipos especiais de empregados, que são regidos por leis especiais, é o principal objetivo desta disciplina, também pelo fato de existirem normas especiais para as diferentes profissões que exercem.
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EMPREENDEDORISMO
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40
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Ementa
A disciplina objetiva reforçar o entendimento dos conceitos de gestão de uma organização; Facilitar o desenvolvimento das capacidades empreendedoras por meio do conceito de oportunidade de negócios, objetiva ainda o conhecimento e desenvolvimento de um plano de negócios.
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MOTIVACAO NA EMPRESA
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80
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Ementa
Possibilitar ao aluno, a compreensão dos aspectos básicos da psicodinâmica motivacional através de seus diferentes fatores intrínsecos e extrínsecos, abordando o tema da motivação no trabalho e suas influências sobre o desempenho do trabalhador. Estabelecer a compreensão da relação motivação x liderança.
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4
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PROJETO IV-HISTORIA E CULT. AFROBRASIL. E INDIGENA
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40
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Ementa
- Conhecer as primeiras populações do continente africano e seu percurso histórico.
- Conhecer a história Afrobrasileira, diáspora africana no Brasil;
- Debater questões sobre racismos e antirracismos no Brasil – raças e etnias;
- O tráfico negreiro e a resistência;
- História da escravidão no Brasil (aspectos econômicos e socioculturais);
- Refletir sobre a história indígena no Brasil, referenciando as políticas
coloniais, imperiais e republicanas para os povos indígenas no Brasil;
- Refletir a subalternização dos índios na história do Brasil.
- Refletir a subalternização dos “ negros no trabalho” na história do Brasil;
- Problematizar “ a invenção da África” e o olhar eurocêntrico sobre os saberes
produzidos acerca do continente africano;
- Compreender a complexidade das políticas indígenas atuais: cultural,
habitacional e assistencial;
- Estudar a cultura e a participação do negro no Brasil atual.
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DIREITO DO CONSUMIDOR
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80
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Ementa
GERAL: O Direito do Consumidor, um novo ramos do direito, que tem por objetivo assegurar uma pessoa em todas as suas relações jurídicas frente ao fornecedor, um profissional, empresário ou comerciante. Esta disciplina visa demonstrar quais são os direitos que o consumidor tem frente ao contrato de prestação de serviço, seus direitos e deveres conforme denominada Código de Defesa do Consumidor,
ESPECÍFICO: Demonstrar para o profissional de Recursos Humanos quais são os direitos, os deveres do empresário para com seus clientes, contratantes, compradores de seus bens ou serviços, através da legislação vigente, Lei 8078/90, Código de Defesa do Consumidor
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TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO
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40
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Ementa
Fornecer subsídios teóricos e vivenciais que possibilitem ao aluno compreender criticamente o processo de produção do conhecimento científico e sua possível aplicabilidade no mercado de trabalho. Compreender criticamente a aplicação da pesquisa científica na área de recursos humanos. Conhecer os diferentes modelos de investigação. Aprender a redigir um artigo científico. Reconhecer a importância da divulgação do saber produzido cientificamente.
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PROCESSOS DE NEGOCIACAO
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80
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Ementa
Entender como a realidade pessoal dos negociadores, os cenários de negociação, o conhecimento do assunto/negócio, o relacionamento interpessoal e o processo/seqüência a ser percorrido desde o inicio até o final da negociação, ajudam a obter os resultados desejados.
Preparar o aluno para situações de negociação em contexto organizacional, desenvolvendo competências em termos de identificação, compreensão e preparação das mais diversas circunstâncias negociais.
• Compreender, enfrentar e resolver conflitos;
• Identificar oportunidades de negociação;
• Preparar adequadamente um processo negocial;
• Negociar com qualquer tipo de opositor, usando as estratégias e as tácticas mais adequadas para cada situação.
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QUAL DO SERV E SATISFACAO DO CLIENTE
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80
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Ementa
Capacitar os alunos com conhecimentos teóricos e práticos fundamentais para gerenciar os processos de qualidade na prestação do serviço e satisfação do cliente, por meio da integração e do aperfeiçoamento de suas funções de gestão e operação, visando atingir uma posição competitiva diferenciada. Fornecer conhecimentos e modelos de gestão em satisfação do cliente, assim como instrumentos e ferramentas de pesquisa de satisfação do cliente.
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COMUNICACAO EMPRESARIAL
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80
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Ementa
A disciplina tem por objetivo possibilitar ao aluno o conhecimento e a aplicação de técnicas de comunicação para a execução plena de diferentes eventos e mensagens institucionais respeitando o público alvo, bem como o desenvolvi-mento de uma visão crítica dos limites, dos efeitos e do poder da comunicação; planejar meios de comunicação consi-derando as novas tecnologias; fazer com que o aluno seja apto a desenvolver o discurso oral, preparando-o para falar e se expressar adequadamente, exercitando constantemente o texto, o discurso falado, a criatividade e a ordenação de ideias.
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ETICA, RESP SOCIAL E MEIO AMBIENTE
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80
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Ementa
• A disciplina tem como objetivo principal dotar o acadêmico de postura ética, de conhecimentos sobre a Responsabilidade Social Corporativa e sobre a importância e gestão do meio ambiente, utilizando-os como uma importante ferramenta que lhe possibilite uma gestão equilibrada, visando o crescimento sustentável da sociedade do futuro.
• Oferecer aos acadêmicos uma visão geral da evolução histórica e institucional que resultou na convenção da Responsabilidade Social Corporativa,através das premissas básicas dos conceitos da RSC e do porque ela deve ser parte integrante das estratégias de negócios.
• Despertar o senso crítico e ético dos alunos sobre a realidade social atual, capacitando-opara a gestão fundamentada na integridade e em valores éticos, sociais e ambientais.
• Possibilitar a obtenção de um entendimento básico de políticas de gestão do meio ambiente e de avaliação e iniciativas necessárias para criação de um ambiente organizacional que preserve o meio e/ou que incentive as de práticas sólidas de preservação do meio ambiente e da RSC.
• Promover a discussão sobreo papel do Estado, das empresas, das organizações do terceiro setore do administrador, como agentes do processo de desenvolvimento social e econômico.
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ESTAGIO SUPERVISIONADO
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120
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Ementa
Oferecer oportunidade de iniciação prática através do estágio supervisionado na área de recursos humanos possibilitando ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o exercício profissional , bem como desenvolver todo aspecto ético inerente a atuação profissional.
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