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Publicidade e Propaganda

O publicitário é responsável pela criação de campanhas e peças publicitárias. É seu objetivo apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promover sua venda e garantir a boa imagem da marca ou empresa ao público.

Para atingir seu objetivo, deve pesquisar o perfil do público-alvo, levantar dados como idade, escolaridade, renda, costumes e hábitos de consumo e definir a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: anúncios, comerciais de rádio, Tv, cinema, ou banners e pop-ups em sites e redes sociais.

Pode ainda desenvolver a identidade visual de embalagens, criar logotipos para produtos e empresas.

Criatividade, pensamento estratégico, empreendedorismo e pró-atividade fazem parte do perfil do publicitário formado pela UNIMAR. Estes atributos aliados a técnicas de linguagem, de produção de textos, desenvolvimento e análise de pesquisas mercadológias, planejamento estratégico em marketing e comunicação são essenciais para o sucesso na carreira e pela formação multidisciplinar.

A Universidade oferece estrutura completa para o futuro publicitário como Emissora de TV real e laboratórios de Informática, Rádio e Fotografia.


Área Formação: Humanas
Duração: 8 semestres
Carga Horária: 2733 horas
Ato Autorizativo:
PORTARIA MINISTERIAL 1104 de 13/07/1999 D.O.U: 16/07/1999 - PORTARIA MINISTERIAL 419 de 11/10/2011 D.O.U: 14/10/2011 - PORTARIA MINISTERIAL 706 de 18/12/2013 D.O.U: 19/12/2013 - PORTARIA MINISTERIAL 271 de 03/04/2017 D.O.U: 04/04/2017
Coordenação:
Profª Ms. Débora Loosli Massarollo Otoboni
debora@unimar.br
(14) 2105 4071
Secretaria:
comunicacao@unimar.br
(14) 2105 4084

Termo Disciplina C.H. Ementa
1 LINGUA PORTUGUESA I 40 Ementa
É objetivo desta disciplina levar os alunos a reconhecer e produzir textos de forma criativa, seguindo a metodologia da análise e produção de textos, com enfoque para a linguagem publicitária. O aluno será estimulado a tomar consciência dos diferentes textos em sua coerência, coesão e correção gramatical. Lendo e escrevendo, refazendo o texto, pretende-se fazer com que o aprendiz perceba que a Língua Portuguesa é a matéria-prima do publicitário e desenvolva uma auto-crítica em relação a seus próprios textos para ter desenvoltura de linguagem em suas atividades profissionais.
PROCESSOS AUDIOVISUAIS 40 Ementa
Objetivo geral Iniciar o aluno nos processos inconscientes fundamentais que envolvem a fruição da narrativa audiovisual em seus vários gêneros e formatos (publicidade, cinema, televisão, plataformas digitais). Objetivos específicos Discutir processos do inconsciente utilizados na publicidade e em outros meios de comunicação: identificação e projeção, estereótipos, arquétipos, clichês, representações sociais, imaginário coletivo e trocas simbólicas. Desenvolver a compreensão sobre o desenvolvimento histórico destes processos na publicidade, no cinema, na televisão e nas plataformas digitais.
LEITURA E REDACAO 40 Ementa
Fornecer aos alunos elementos básicos de linguística textual, aplicada à área de interesse, como forma de promover a competência leitora (textos variados :literários, jornalísticos, publicitários, utilitários etc.) em língua portuguesa. Além da competência interpretativa de textos, desenvolver a adequada expressão escrita (redação) em língua materna, em diferentes gêneros, literários ou não, com criatividade e eficácia.
ESTETICA, COMUNICACAO E CULTURA I 40 Ementa
Objetivo Geral Introduzir o aluno no conhecimento dos principais movimentos artísticos e culturais mundiais, da pré-história ao início da arte moderna. Objetivos Específicos Discutir a relação dos movimentos artísticos mundiais com a comunicação de massa. Debater os conceitos de arte e estética e sua relação com o desenvolvimento da sociedade. Introduzir conhecimentos sobre técnicas e contextos históricos de cada movimento artístico – da pré-história ao início da arte moderna.
TEORIA E TECNICA EM PUBLICIDADE I 80 Ementa
Refletir sobre temas atuais referentes à publicidade. Fornecer aos alunos elementos críticos para que eles interpretem e vivenciem a publicidade moderna. Proporcionar uma visão completa da profissão, preparando-os para o desenvolvimento criativo e trabalhando a postura do profissional.
HISTORIA DA MIDIA 40 Ementa
• Conectar o aluno que ingressa na universidade com a História e evolução da Mídia. • Refletir sobre a relação entre a história da mídia e a sociedade atual • Fazer com que o aluno conheça o desenvolvimento histórico dos meios de comunicação, bem como suas influências na sociedade e na publicidade e propaganda. • Identificar através da História da Mídia, a própria História da publicidade.
ATENDIMENTO 80 Ementa
Posicionar o aluno frente ás técnicas de abordagem e persuasão na prospecção ou manutenção de um cliente. Preparar o discente para entender e atender o mercado da forma mais efetiva possível e como atendente, construir um bom briefing para aumentar a efetividade do trabalho prestado pela agência. Como abordar o cliente: postura, criatividade, conhecimento. Oportunidades de mercado: como aproveitá-las sugerindo ao cliente. Apresentar formas de como apresentar uma campanha.
2 LINGUAGEM FOTOGRAFICA 80 Ementa
Desenvolver técnicas fotográficas e compreender suas aplicações. Desenvolvimento criativo das tendências e dos temas de maior atualidade, levando em conta o contexto fotográfico inserido nas imagens. Desenvolvimento de um senso crítico e de análise das linguagens estéticas usadas assim como o estudo da intencionalidade das imagens. Formar indivíduos críticos quanto à intencionalidade das imagens fotográficas. Levar o discente a compreender os fundamentos da fotografia.
LINGUA PORTUGUESA II 40 Ementa
Conhecer elementos lexicais e semânticos do texto escrito responsáveis por sua expressividade e funcionamento. Observar alguns mecanismos de estruturação da linguagem através da gramática do texto, bem como das articulações sintáticas e semânticas.Levar o aluno a assimilar os mecanismos responsáveis pelo funcionamento da língua. Observar a questão da variação e da norma. Analisar a estrutura do texto escrito, sobretudo o parágrafo, com suas qualidades e defeitos, para aprimorar a competência do aluno
ESTETICA, COMUNICACAO E CULTURA II 80 Ementa
Objetivo Geral Estimular a reflexão crítica acerca dos movimentos culturais mundiais surgidos a partir da Era Moderna, da virada do século XIX para o século XX. Objetivos Específicos Estudar os movimentos culturais surgidos a partir do movimento modernista (artes plásticas, cinema, música popular, TV, vídeo, etc.) Abordar sua relação com o contexto político-econômico-social onde se desenvolveram e seu reflexo na atualidade. Discutir as interfaces entre arte e comunicação, cultura de consumo e expressões de massa.
NARRATIVAS AUDIOVISUAIS 40 Ementa
Objetivo Geral Desenvolver a percepção do aluno sobre a construção de narrativas sonoras e audiovisuais em vários gêneros (ficção, documentário, publicidade, jornalismo, etc.) e formatos (tipos de serialidade - série, seriado, minissérie, etc.). Objetivos Específicos Analisar as características de recepção, audiência e abrangência das distintas plataformas (online e off-line) de distribuição de conteúdo, assim como os usos e funções de cada uma delas na vida do consumidor. Iniciar o aluno nos princípios das estruturas narrativas sonora e audiovisual – autor, narrador, personagens, conflito, tempo e espaço.
TEORIA E TECNICA EM PUBLICIDADE II 40 Ementa
Refletir sobre temas atuais referentes à publicidade. Fornecer ao alunos elementos críticos para que eles interpretem e vivenciem a publicidade moderna. Proporcionar uma visão completa da profissão, preparando-o para o desenvolvimento criativo e trabalhando a postura
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA 40 Ementa
Conhecer e correlacionar os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico. Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Conhecer e aplicar as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas para Trabalhos Científicos.
PRODUCAO GRAFICA 40 Ementa
Apresentar as principais técnicas e equipamentos de impressão comercial, bem como os jargões utilizados. Como reconhecer e escolher os tipos de impressão mais adequados para cada trabalho.
3 PROD PUBLICITARIA EM FOTOGRAFIA 80 Ementa
Ministrar conhecimentos avançados acerca da produção de fotografia para publicidade. Englobar todos os aspectos técnicos da fotografia publicitária, os equipamentos utilizados, os profissionais e os processos. Desde o planejamento, passando pela produção e pós-produção de uma fotografia publicitária.
PROGRAMACAO VISUAL I 80 Ementa
Ministrar conhecimentos básicos e avançados do programa mais utilizado profissionalmente para edição de imagem, o Adobe Photoshop. Trabalhando com técnicas utilizadas diariamente em uma agência de publicidade.
MARKETING I 80
FILOSOFIA DA COMUNICACAO 40 Ementa
Compreender a produção da comunicação a partir de processos de acordo diferentes correntes e contextos filosóficos. • Analisar a comunicação mediática de acordo com perspectivas teóricas, identificando a emergência dessa comunicação como fato e como problema da sociedade moderna e contemporânea. • Estudar as principais correntes/ autores no âmbito das teorias da comunicação. • Pensar a problemática da comunicação e suas transformações técnicas e tecnológicas – as Tecnologias de Informação e Comunicação – como um lugar estratégico para refletir sobre a sociedade contemporânea, inclusive sob a questão modernidade/ pós-modernidade. • Compreender que as mutações das comunicações que afetam o campo das experiências, das sociabilidades e das percepções humanas.
ETICA E LEGISL EM COMUNICACAO 40 Ementa
* Promover a reflexão sobre ética, moral, ética publicitária e cidadania na comunicação; * motivar o aluno a se aprofundar nos conceitos filosóficos de ética e moral; * apresentar legislações e documentos importantes aos futuros publicitários; * promover discussões críticas que gerem a conscientização pessoal de como a ética deve ser aplicada à publicidade; * favorecer, a partir da oferta de material suporte sobre o certo e o errado na publicidade, a formação de profissionais conscientes e socialmente engajados; * formar publicitários que saibam aplicar o conhecimento em comunicação tanto para fins comerciais como para a geração de ideias de interação social; * formar cidadãos sintonizados com a região, país, mundo e sociedade.
PRODUCAO EM AUDIO 40 Ementa
Objetivo geral Desenvolver a percepção do aluno sobre as especificidades, características e potencialidades da linguagem sonora nas plataformas sonoras - rádio, podcast, website, webradio, rádio online Objetivos específicos Introduzir técnicas e práticas de redação, criação, produção, gravação e edição em áudio para os diversos formatos. Habilitar para o gerenciamento de trâmites empresariais e legais da produção sonora.
4 REDACAO PUBLICITARIA I 40 Ementa
Posicionar o aluno em relação às ferramentas da comunicação, as diversas formas de comunicações que coexistem no universo publicitário e possibilitar ao aluno a ampliação de seu vocabulário e a coerência do mesmo na aplicação de um texto publicitário. Posicioná-lo diante dos primeiros passos para a construção deste texto e como interpretá-lo. A coesão e harmonia das palavras utilizadas e sua coerência com o produto em questão.
MARKETING PROMOCIONAL 80 Ementa
Transmitir ao aluno uma visão global de todas as áreas envolvidas na promoção de vendas e torná-lo apto a desenvolver estratégias eficientes destinadas às equipes de vendas, aos revendedores e ao consumidor final. Fornecer informações sobre a legislação vigente para promoção de vendas
LINGUAGEM AUDIOVISUAL 80 Ementa
Objetivo Geral Desenvolver a capacidade criativa do aluno na utilização dos elementos constitutivos da linguagem audiovisual para a produção de peças para plataformas online e offline Objetivos Específicos Iniciar o aluno no conhecimento das potencialidades narrativas da tecnologia audiovisual. Desenvolver a percepção do aluno sobre composição audiovisual (enquadramento, movimentos de câmera, direção de arte, iluminação, sonorização, e edição de imagem e som) aplicada às várias plataformas (cinema, televisão, vídeo e suportes digitais). Aplicar os conhecimentos adquiridos na roteirização, gravação, edição e finalização de peças audiovisuais.
TEORIA DA COMUNICACAO I 40 Ementa
- Propiciar aos alunos o contato com as principais correntes teóricas da Comunicação com ênfase na problemática contemporânea; - Possibilitar o entendimento da Comunicação Social a partir de seu enquadramento como Ciência Social Aplicada e suas relações com as demais áreas de conhecimento; - Estimular a aplicação das referências teóricas da comunicação nos estudos dos meios, modos, processos, produtos e práticas da Comunicação Social.
SOCIED, ECONOMIA E POLITICA BRAS 40 Ementa
Fazer uma retrospectiva dos grandes momentos sócio-político e econômicos de maneira global, problematizar e contextualizar os desdobramentos da contemporaneidade em relação ao contexto histórico nos domínios social, econômico e político e trazer conceitos econômicos para perto do dia a dia do profissional de comunicação.
PROGRAMACAO VISUAL II 80 Ementa
Desenvolver as habilidades fundamentais para o profissional de criação através dos softwares Adobe Illustrator e Adobe InDesign.
HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA 40 Ementa
Conhecer as primeiras populações do continente africano e seu percurso histórico. - Conhecer a história Afrobrasileira, diáspora africana no Brasil; - Debater questões sobre racismos e antirracismos no Brasil – raças e etnias; - O tráfico negreiro e a resistência; - História da escravidão no Brasil (aspectos econômicos e socioculturais); - Refletir sobre a história indígena no Brasil, referenciando as políticas coloniais, imperiais e republicanas para os povos indígenas no Brasil; - Refletir a subalternização dos índios na história do Brasil. - Refletir a subalternização dos “ negros no trabalho” na história do Brasil; - Problematizar “ a invenção da África” e o olhar eurocêntrico sobre os saberes produzidos acerca do continente africano; - Compreender a complexidade das políticas indígenas atuais: cultural, habitacional e assistencial; - Estudar a cultura e a participação do negro no Brasil atual.
5 BRANDING 40
MIDIAS SOCIAIS 40
REDACAO PUBLICITARIA II 40
PRODUCAO PUBLICITARIA EM AUDIO 40
MARKETING II 80
TEORIA DA COMUNICACAO II 40
ESTUDOS SOCIOCULTURAIS DA COMUNICACAO 80
6 MIDIA I 80
PROD PUBLICITARIA EM AUDIOVISUAL 80
PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I 40
REDACAO PUBLICITARIA III - TEXTO DIGITAL 40
PESQUISA EM PUBLICIDADE I 80
ESTUDOS DO CONSUMIDOR 40
7 PESQUISA EM PUBLICIDADE II 80
EMPREENDEDORISMO E ADM PUBLICITARIA 40
DIRECAO DE ARTE I 80
PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II 80
MIDIA II 40
8 ASSESSORIA COMUN RELAC PUBL INTEGR PUBLICIDADE 40
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO 40
PROJETO EXPERIMENTAL 280
INOVACAO E NOVAS PERSPECTIVAS 40
DIRECAO DE ARTE II 80

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