Atendimento via chat
Atendimento via chat


Intervenção de Crise

O curso de Psicologia da Universidade de Marília (Unimar) realizou palestras voltadas à intervenção de crise, com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos acadêmicos sobre a saúde mental e prepará-los para uma abordagem qualificada. O evento contou com a participação de mais de 250 alunos, que lotaram o anfiteatro do bloco 9 para aprender com os profissionais da área da saúde que atuam nos centros de atendimentos da cidade.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, Ana Lúcia Lopes dos Santos, a atividade foi proposta após o aumento de casos na cidade. “Nós preparamos os nossos acadêmicos para estes atendimentos, mas não vivenciamos a realidade ambulatorial ou clínica, por isso trouxemos profissionais que atuam para apresentar aos acadêmicos os métodos de abordagem, como agir diante de um paciente e para onde encaminhar uma pessoa que está em situação de crise”, explica.

Ainda segundo a coordenadora, a equipe pensou cuidadosamente nos palestrantes, escolhendo aqueles que mais poderiam contribuir para este momento de aprendizagem. “Nós trouxemos para a palestra uma médica psiquiatra que é ativista no Hospital das Clínicas (HC), local onde são levados os pacientes em crise na cidade, uma enfermeira que atua no mesmo setor e duas psicólogas que são responsáveis por aplicar o protocolo e encaminhamentos à estes pacientes. Profissionais que, melhor do que ninguém, tem bagagem sobre o assunto”, ressalta.

As profissionais convidadas apresentaram aos acadêmicos a rotina dentro dos Centros de acolhimento à pacientes com crise e ensinaram os métodos mais adequados e eficazes de ação.

Uma das palestrantes foi a Psiquiatra Julia Leonelli. Ela apresentou aos alunos as formas de identificação dos tipos de crises e a importância do atendimento correto. “Os futuros profissionais precisam estar atentos a qual o tipo de crise para o encaminhamento correto, porque esta noção é pequena na graduação, é adquirido com prática do dia a dia. Por isso é fundamental debater o assunto na graduação, para que pacientes recebam o tratamento adequado, pois um diagnóstico errado complica o tratamento”, conta.

A Psicóloga especialista na abordagem cognitiva comportamental, Flávia Tirado Leite Mores, apresentou aos acadêmicos novos conceitos de abordagem. “Dentro da Psicologia tem uma linha de trabalho chamada Terapia Comportamental Dialética, que tem sido considerado uma estratégia de padrão ouro para lidar com pacientes em crise, com sofrimento intenso e, o que a gente chama, de desregulação emocional. Estas pessoas têm uma vulnerabilidade neurológica e a terapia traz uma compreensão deste comportamento”, afirma.

Para a acadêmica Patricia Leiko debater a saúde mental, principalmente em Marília, é um dos mais importantes temas. “Na cidade temos vários casos de crise, em diferentes idades, sexo ou classe social, e o evento vem abordar estas intervenções. É fundamental falar

sobre o tema, principalmente para quem está se formando, já que é um campo que precisa de um olhar diferenciado. Infelizmente as pessoas acham como tabu falar de depressão ou suicídio, mas pelo contrário, precisamos estar preparados para auxiliar e identificar os casos”, enfatiza.

O curso de Psicologia da Unimar oferece atendimentos psicológicos por meio da Clínica de Psicologia, com tratamento via SUS e particular. Os atendimentos são realizados a um valor social (entre R$ 5,00 e R$ 20,00 por sessão) à população e estudantes que procuram diretamente os serviços da Clínica. Pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são recebidos e contam com o benefício de gratuidade do tratamento. Mais informações acesse www.unimar.br ou ligue (14) 2105-4000.

05/11/2019

Mude seu curso para a UNIMAR

e tenha vantagens

Fale com a Unimar

Av Higyno Muzzy Filho, 1001
Marília/SP - CEP 17.525-902

falecom@unimar.br

(14) 2105-4000