Medicina Veterinária acolhe novos alunos

Os novos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar) participaram de um acolhimento especial com seus pais e familiares. O objetivo da ação foi integrar as famílias com as metodologias de ensino da Instituição.

De acordo com Manhoso, a ação é fundamental para que estimular a aprendizagem dos novos acadêmicos. “O acolhimento é fundamental e nos deixa muito felizes. Esta atividade integra as competências humanísticas do curso e é muito importante porque é o início de uma nova fase e estar com os familiares é um fator inestimável, porque eles fazem parte da construção da carreira. Hoje ter a oportunidade de participar com os pais, irmãos e avós é maravilhoso, enche este anfiteatro de energia boa e de alegria, nos incentivando a buscar cada vez o melhor para estes futuros veterinários que integram a 37ª Turma do curso de Medicina Veterinária”, ressalta.

Ainda segundo o Coordenador, é importante que os pais e familiares dos acadêmicos conheçam o ambiente em que os filhos estão estudante. “É fundamental que estejam interados com a rotina dos alunos, conhecendo o corpo docente, a estrutura da Universidade e, principalmente, o projeto pedagógico da graduação", enfatiza.

Para unir ainda mais estas famílias, o Coaching de Motivação Fernando Roldão falou sobre a importância dos elos neste processo de estudo. “Trabalhei com as famílias o fortalecimento dos elos para que eles consigam cumprir esta jornada de forma leve e bem familiar. Falei sobre a questão da acolhida, a importância deles estarem contribuindo com os laços e a família que faz parte do contexto”, explica.

A acadêmica Ana Flávia Rossi de Almeida é filha de uma egressa do curso e estava acompanhada dos avós. Para ela, tê-los neste momento foi muito especial. “É muito importante que eles estejam aqui, porque fazem parte da minha história e eu tenho certeza que é graças a minha família que posso caminhar em busca deste sonho. E tenho certeza também que eles darão o impulso para que eu conquiste uma carreira de sucesso”, ressalta.

Emocionado, Angelo Domingos Rossi, avô de Ana Flávia, contou que a Unimar faz parte da vida de sua família. “Minha filha, mãe da Ana, é Médica Veterinária formada pela Unimar e através de tudo que aprendeu aqui conquistou uma carreira de excelência, atuando em uma multinacional como Gerente da América Latina. Fiz várias parcerias com a Unimar, abrindo minha propriedade para estudo, porque acredito que a educação transforma. E hoje, ao ver minha neta iniciando no curso, é mais uma vez uma grande felicidade e meu sonho é que ela siga os passos da mãe”, falou.

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, ressaltou a importância da atividade. “As Instituições de Ensino não preconizam e não vivenciam as questões de família dentro da sala de aula. Geralmente as famílias vêm só no último dia, que é a Colação de Grau. Este ano, mais uma vez, a gente inovou implantando este acolhimento para apresentar um pouco o que é a graduação e qual o diferencial de cursar uma Universidade. Os pais e familiares conheceram os professores que vão acompanhar a turma durante os cinco anos de jornada, mostrando que de fato temos responsabilidade, oferecemos educação de qualidade e excelência no ensino superior. Desejo que esta turma seja muito feliz e próspera na Universidade de Marília”, comemora.

11/03/2020