Atendimento via chat
Atendimento via chat


Semana Acadêmica de Direito

A Universidade de Marília (Unimar) realizou a XXVI Semana Internacional do Curso de Direito com a participação de renomados profissionais, que palestraram e aplicaram minicursos com temas sobre os “Novos Direitos do Século XXI”.

A abertura da semana foi realizada pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, com a palestra sobre o Projeto de lei Anticrime, o Projeto de Abuso de Autoridade e a atuação no Ministério.

De acordo com ele, participar da semana de estudos é uma forma de contribuir com a melhora do país. “O conhecimento não pode ser apenas construído para ser discutido dentro da Universidade, fechado, o conhecimento visa especialmente em transformar o mundo. Então, as pessoas precisam pegar o que aprendem na Universidade, levar para fora e construir soluções para um Brasil melhor”, conta.

Durante a semana, os acadêmicos e profissionais discutiram sobre os novos direitos através das palestras do Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Leonardo Sica, que falou sobre a “Advocacia e a Inovação” e do Diretor da Faculdade de Direito do Mackenzie, Felipe Chiarello, com abordagem ao tema “Liberdade da Imprensa, Comunicação e Censura no Brasil”.

Para o Dr. Felipe, foi uma honra contribuir com a Semana Acadêmica da Universidade, que há anos se destaca entre as melhores. “A Unimar impressiona pela qualidade, são poucas as Universidades que conquistaram cinco estrelas no Guia do Estudante, da Editora Abril, e nota máxima no MEC. Eu fiquei super alegre e honrado em falar sobre minha área, que é a questão da liberdade de expressão da imprensa, as questões de fake news e mídias sociais, porque a gente precisa qualificar a nossa comunicação para não perder o direito à liberdade de expressão, que é tão importante”, explica.

A Semana contou também com a mesa redonda sobre o “Caso de Mariana e as Formas Adequadas de Solução de Conflitos”, com a participação do professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Procurador da República, José Adércio Leite; a docente da Universidade Federal da Paraíba, Belinda Pereira da Cunha; e do docente da Faculdade de Anicuns em Goiás, Fabrício Wantoil Lima. A discussão foi mediada pelo Procurador da República e docente da Unimar, Jefferson Aparecido Dias.

Segundo a Coordenadora do Curso de Direito, Francis Marília Pádua, a semana cumpriu seu papel de ensinar e atualizar os acadêmicos e profissionais. “Estou muito feliz com a semana acadêmica, com todos os assuntos muito atuais, na temática de “Novos Direitos do Século XXI”, abordado com muita propriedade por todos os profissionais que recebemos. Eu só tenho a agradecer”, celebra.

Encerrando a Semana, e aplicando a aula magna do Programa de Pós-Graduação em Direito, a docente titular de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Maria Helena Diniz, falou sobre “As Antinomias Jurídicas e a Polêmica do Diálogo das Fontes”.

Para o Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado da Unimar, Jonathan Barros Vita, a participação da docente é a realização de anos de árduo trabalho. “A professora Maria Helena Diniz é um ícone do direito brasileiro e uma pessoa com o espírito colaborativo, generoso e uma pessoa que dá a vida pela acadêmia brasileira. Ela vir a Unimar é realmente a cominação de todo este processo que vem sendo construído, em todos estes anos, com o Mestrado e o Doutorado. É mais um impulso nesta grande estrada”, celebra.

Ainda segundo o coordenador, sua importância se deve pelas manifestações profundas sobre o judiciário. “A gente tem que refletir sobre os limites do judiciário, os limites do ativismo judicial e entender isso dentro de uma chave teórica bastante importante, por isso, tratar antinomia e o diálogo das fontes revela-se realmente como um tema fundamental na contemporaneidade”, finaliza.

02/09/2019

Mude seu curso para a UNIMAR

e tenha vantagens

Fale com a Unimar

Av Higyno Muzzy Filho, 1001
Marília/SP - CEP 17.525-902

falecom@unimar.br

(14) 2105-4000